11 janeiro 2011

A confusão do Reggaeton - REGGAETONIZANDO


Boa parte dos meus passeios pela internet devo a fome de informações que tenho em sempre querer saber das coisas, está interado dos assuntos que me convém.


Em uma dessas minhas viagens rumo ao desconhecido resolvi investigar um pouco mais sobre a história do reggaeton, já que sou um reggaetoneiro há bastante tempo. Conheço bem esse assunto, passei anos pesquisando e analisando tudo o que eu podia e conseguia absorver desse gênero tão diferente e confuso.

Veio-me na mente então tentar entender o por que o Reggaeton se confunde tanto com outros estilos. Será que é tão difícil identificar um reggaeton ou saber sua origem musical real? Muitos ainda pensam que o Reggaeton foi criado em Porto Rico, coisa que não é muito dificil de se imaginar por que foi lá que o Reggaeton se desenvolveu e criou forças. Mas no mundo reggaetoneiro as coisas são tão diferentes, as pessoas se dividem e se unem ao mesmo tempo, se dividem em sub gêneros, em classes sociais, se dividem por gostos musicais, por voz ou pegada ou flow, no mesmo tempo em que se unem na mesma batida, no mesmo objetivo, no mesmo singular de curtir o som e se divertir, mostrar pra todos o quanto é legal e virar defensor do estilo, virando não só um gênero musical mais sim um estilo de vida.

As grandes confusões em identificar o Reggaeton é por que sua formação já começou de forma confusa.
Tudo isso começou com a imigração dos Jamaicanos para Panamá em 1970, que começaram a produzir dentro do país um reggae na língua espanhola, cujo desenvolvimento fluiu em 1980. Esse Reggae em espanhol ganhou força e se espalhou ainda de forma lenta, porem bem presencial e significativa.

Não querendo me estender muito por aqui, direi que tudo começou como uma receita: MISTURANDO TUDO e colocando pra esquentar.

Até então ninguém imaginou que estavam perto de criar o tão famoso REGGAETON que por muitas vezes já começava a ser cantado por cantores de dancehall.



Em 1990 o reggae Jamaicano cantado em spañol ganhou seu espaço em Porto Rico nas ilhas em torno do Caribe , que faziam parte do Império Britânico. Naquele tempo, aquele reggae já não era o mesmo, sua batida era mais pesada e sua levada mais solta e rápida. Ao chegar em Porto Rico a coisa começou a mudar ainda mais, o Reggae Espanhol ganhou nova forma e quase no mesmo momento o Rei do Ragga Shabba Ranks fez uma canção em dacehall chamada "Dem Bow" que mais tarde seria o nome da batida do reggaeton. Muito influente Shabba Ranks moveu multidões e foi o primeiro cantor de DACEHALL a ganhar um Grammy Latino.

Mas até então o gênero estava escondido dentro de canções soltas, limitado na mistura do Ragga, reggae e dancehall, (Estilos mais perto do Reggae LATINO)


Mas sua evolução não termina por aí, por contrário, é apenas o começo, o reggaeton dessa época não é nem de longe o que costumamos ouvir diariamente nas rádios. Quando o Reggaeton ganhou uma força maior foi a vez de misturar o HIP HOP com o Reggaeton e o Vico C foi um dos maiores responsáveis por fazer essa mistura que deu mais do que certo, ganhando novos públicos.
Na época o Hip-Hop também se fortalecia e o Toast (modo de cantar com levadas bem fraseadas e rimas bem feitas, muitas vezes bem politizadas e outras banais e sexuais, cantadas em cima de reggae instrumental) foi a irmã amiga do reggaeton.

Até que mais uma vez ele ganhou uma roupagem diferente, ganhando uma letra de rap quando o estilo entrou em um concurso de RAP chamado "MARATON" (Maratona de RAP). Daí logo veio a idéia de mais tarde colocar no estilo que ainda não tinha sua nomenclatura definida de Reggae cantado no maratón, ( REGGAE + maraTON) chamando-o de REGGAETON!

Logo em seguida já começaram a gravar os "under" (uma forma abreviada de "Underground") foi onde marcou definitivamente o Reggae Rap Latino e milhões de jovens se identificaram com o som fazendo o estilo crescer e virar uma febre.

Mas porque não RapTON?
Por que mesmo que o Reggae LATINO tenha ganhado uma roupagem com a letra de rap, suas bases e raízes saíram do reggae.


REGGAE + LINGUA ESPANHOLA = REGGAE LATINO
REGGAE LATINO + RAGGA + DANCEHALL + LETRA DE RAP + HIP-HOP UNDER = REGGAETON

Enfim a expressão REGGAETON surge de forma presencial, em todos os lugares se ouvia falar nesse novo som. O nome foi criado em Porto Rico para significar o som híbrido, e distingui-lo do espanhol reggae anterior.

Logo em seguida, várias cantores do estilo apareceram, fazendo novas misturas, exemplo disso são os cantores Tego Calderon e Daddy Yankee; Tego Calderon misturou o reggaeton com a Bachata e o Daddy Yankee com o Mambo, criando a música Gasolina, uma das músicas mais ouvidas e o abre alas do gênero, conquistando todo o mundo e espalhando o estilo pelos quatro cantos do globo.





Enfim o reggaeton saiu das paredes de Porto Rico e ganhou o mundo e em cada lugar que chegava se misturava com os estilos regionais da localidade e seu idioma, criando muitas variações, porem sem perder o balanço, gingado e sua batida sensual e provocante.

Hoje temos o Reggaeton com Electro, Rumba, Funk, Samba, Pop, forró, salsa, cueca, Zouk
Como se não bastasse, as pessoas que não conheciam o gênero infiltrava o estilo dentro de outros bem similares, como o Zouk e o Ragga.

Pra confundir ainda mais os amantes do estilo tentam dá nomenclaturas pra algumas variações marcantes como o FunkTon (Funk + Reggaeton) , SambaTon (Samba + Reggaeton), CubaTon (Reggaeton feito em Cuba) e por aí vai, já ouvi falar até em Shakiton, por a cantora Shakira fazer um reggaeton bem diferenciado dos demais.

Mesmo tendo tanta confusão... no fim tudo é Reggaeton!

Conseguiu entender por que tanta confusão assim? Ou te confundi mais? Se acabei te confundindo mais, desculpa mas não tenho culpa, e nem tem a quem culpar, o jeito é ler e reler até entender. Eu demorei anos até compreender toda essa história.

Porem prometo-te que em uma próxima matéria lhe ajudarei a descomplicar um pouco mais essa bagunça, e você aprenderá como distinguir o reggaeton dos demais estilos.

8 comentários:

  1. Ta ai mas uma de suas aulas haha ;D

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Thais, adoro o seu carinho!
    Fiz essa matéria na intenção de ajudar nossos colegas a entenderem um pouco mais de reggaeton. Farei novas matérias, fique no aguardo!

    ResponderExcluir
  3. Excelente material man! Impulsando al genero,

    Saludos desde Paraguay!

    ResponderExcluir
  4. Muito Boa Matéria mano,Descreveu bem varias situações,mas a verdade É que nem os Boricuas sabem oque aconteceu relamente hahaha...
    Tamo junto

    ResponderExcluir
  5. Top demais irmão, isso ai, sempre atrás do melhor reggaeton!


    Reggaeton Brasil, - Feito do coração!

    ResponderExcluir
  6. Legal, agora não precisa me explicar mais tudo de novo! hsuahsaudhausa! :D

    ResponderExcluir
  7. Mt bom mesmo. Mt conteudo
    Gabriel Iwood

    ResponderExcluir
  8. bom adorei sua pagina pode contar que estarei sempre dando uma olhada bjs

    ResponderExcluir

About Us

Recent

Random