19 maio 2012

O que é complexidade e ética?

07:53

 ÉTICA


Arte do Bemneit, disponível em http://prodis.blog.br/tags/etica acessado em 19\05\12
              Falar de ética é refletir nossas atitudes, adquirir novos conceitos e repensar nossas ações, é algo tão necessário que chega a ser responsável pela formação do nosso carácter. Essa palavra tão pequena, mas de grande valor, chega a ser polêmica por envolver diversos aspectos que vão além das regras pré-definidas que a sociedade impôs sobre eles mesmos.
A ética ou a falta dela reflete rigidamente na construção do que somos, interfere diretamente em nossa personalidade e define caminhos e decisões a serem tomados por nós. O conceito de ética é tão complexo que vai além de ações, refere-se também a forma de pensar e de se comportar perante as ações de outras pessoas.
Não é possível resumir ou concretizar um conceito enxuto de ética, embora muitos tentam de forma desastrosa impor a ética como verdade absoluta, a ética já foi desculpa de muita imoralidade nesse mundo sem cautela e desavisado e em alguns casos os conceitos de ética se tornam tão opostos que não basta só saber respeitar as pessoas, ter boa índole e moral, é necessário ter pré requisitos, é necessário saber distinguir o mal do necessário, muitos fazem o mal considerando estarem sendo éticos, é o que chamam no mundo moderno de "mal necessário" e são essas práticas desastrosas que inflamam os conceitos reais a serem seguidos.
Entre vários conceitos atribuídos à ética, podemos resumir que ética é um conjunto de valores morais e princípios que dirige a conduta humana na sociedade sendo ela a responsável pelo equilíbrio e bom funcionamento social, que age a favor da lei e acima dela a favor do próximo.
Os valores éticos são passados de geração para geração, ensinados nas escolas e universidades e até mesmo pelo próprio cotidiano que vive e exigido pelas leis religiosas e humanas. Uma pessoa sem ética é uma pessoa desmerecida de qualquer mérito.

COMPLEXIDADE



            A complexidade é uma extensão de idéias e possibilidades, é um corredor cheio de portas que se fecham e se abrem a todo o momento, é como se existissem sempre um motivo ou razão além da compressão de primeira instância. Quando pensamos em algo complexo, pensamos em algo indeterminado, difícil de se definir, pensamos em algo que normalmente não pensaríamos ou simplesmente deixamos despercebido.

Escrito por: Dermeval Neves (ARPE)

About Us

Recent

Random