07 setembro 2016

Meu pensamento sobre Polícia Militar no Campus de Universidades Públicas


Depois de me questionar várias vezes o por que várias universidades no Brasil não aceitam a presença de força Militar para a manutenção da segurança dos Campus das Universidades Públicas, és que cheguei a uma conclusão pessoal, provinda de análise sistemática, incluindo análise política e vivência. Os exemplos que citarei abaixo, diz respeito especificadamente a Universidade  Estadual de Feira de Santana onde alguns estudantes se dividem entre ter policiamento no Campus ou não.
Abaixo destaquei alguns problemas e algumas vantagens que me chamaram a atenção  e em seguida uma breve conclusão que tirei com base nesses pontos destacados.

Problemas:


Metodologia Militar:
O treinamento militar não foi feito pensando em um ambiente universitário, apesar da PM ter o papel de proteger a sociedade, infelizmente suas abordagens muitas vezes são incabíveis.

Controle do Estado:
A universidade teoricamente tem uma autonomia, colocar o estado dentro como setor de segurança,dá margens para o estado controlar determinadas ações, assim como mobilizações e afins. Vale lembrar que a Policia Militar cumpre ordens, hoje ela pode proteger, amanhã não sabemos qual papel ela exercerá.

Policiamento não significa diretamente segurança:
O Policiamento tem sim seus reflexos, isso por que são uma ameaça ao crime, mas não trata diretamente a segurança e nem combate ao crime, apenas dá uma sensação midiática de segurança, combatendo ações criminosas, não o crime como sistema. Se estamos pensando apenas na prisão direta de infratores, vale lembrar que qualquer individuo comum tem o poder de dar voz de prisão para qualquer infrator e pode imobilizar-lo e entregar para as autoridades.

Treinamento precário:
Como se já não bastasse a metodologia militar, o treinamento de muitos desses policiais são precários e muitos utilizam da farda para se sobrepor aos demais, seja infligindo as regras ou oprimindo civis comuns (inclusive com tese embasada na lei), além de muitos dos policiais não estarem preparados para determinadas situações esdruxulas.

Confronto:
Policia combatente armada significa mais possibilidade de confronto. Inclusive, isso faz com que criminosos venham a se reforçarem e se prepararem melhor para confrontar a polícia, o que pode aumentar a possibilidade também de vítimas já que são mais balas a serem disparadas.


Vantagens:

Sensação de segurança:
Como já dito, ela não trata a segurança, mas trás a sensação de estarmos seguros.

Ação expansiva além da universidade:
As ações não ficam detidas ao Campus, mesmo que algo ocorra dentro da Universidade, a Polícia Militar tem total liberdade de perseguir/deter infratores da lei e assim punir-los devidamente seguindo o código vigente mesmo esse saindo do perímetro do Campus.


Conclusão: 
O mais ideal seria construir uma segurança universitária que siga regimento criado pela própria universidade com as três categorias, tendo como maioria dos votos para a criação desse regimento, os estudantes, já que são os afetados diretamente e que serão os que sofrerão de forma mais assídua as decisões tomadas na prática. Essa segurança deve ser competentemente contratada por edital e ser instruída a um treinamento especifico. Devemos pensar em segurança preventiva para haver o minimo de intervenção. Em tese, uma universidade não se tem bandidos, se tem estudantes, logo, não deve ser pensada em uma metodologia de combate intenso e sim de proteção do individuo e por isso regimento especifico deve ser criado para assegurar determinadas condições e limites e que não interfira na rotina da universidade.
Posso estar totalmente errado, e posso mudar totalmente de ideia futuramente, mas no momento é o que penso a respeito. Entendo o papel da PM e a sua devida importância social, todavia devo admitir também que o modelo atual, apesar de ter melhorado muito, ainda está debilitado e acredito que não resolveria o problema da Universidade e sim causaria outras atribulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Us

Recent

Random