17 janeiro 2013

A Marketing e seus 4 pontos (Composto de Marketing - 4P's)

20:54
Eu no segundo semestre de engenharia de Computação, peguei como matéria optativa a disciplina "Princípios de Administração" com a professora Cidineide Ribeiro, da qual particularmente adorei. Nessa matéria explica muitas coisas legais, desde gestão, comportamento, empresa, produto, até a marketing e elementos sociais. Contudo, vim aqui compartilhar com vocês um dos assuntos que achei bem interessante discutir: Os 4 Pontos da Marketing. Resumir em um pequeno texto as partes mais importantes e uma forma bem tranquila e objetiva possível.  Não importa se você não é especifico da área, acho necessário todos terem essa noção, por que serve não só pra empresas,  ou pessoas envolvidas no ramo, como também pra a nossa vida, e é utilizada frequentemente em nosso dia-a-dia.


Os 4 pontos da Marketing


Para tudo na vida é necessário termos motivações e estratégias, o sucesso só existe se sabermos como alcançar-lo, e se estivermos motivados para isso, tudo fica mais fácil. A Marketing, seja ela empresarial ou pessoal é uma das estratégias mais importantes que existe e por que não, a melhor de todas. A Marketing, além de todos os benefícios, gera algo quase mais importante que a própria marketing, a motivação. Com ela todas as outras coisas fluem mais rápido e com fervor.  Quando falamos em Marketing, muitos pensam somente em estratégia de venda, mas ela é muito mais que isso, ela é o segredo de conseguirmos com sucesso alcançar nossos objetivos de forma gloriosa. E quando falamos de Marketing, se voltada as empresas, não podemos deixar de falar dos 4 pontos que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado. São eles: Produto, Preço, Promoção e Praça (Chamado também de Ponto ou simplesmente Ponto-de-venda) essas 4 variáveis juntas formam o tão famoso marketing mix, ou composto de marketing como é chamado aqui no Brasil. Cada um dos 4P's , engloba uma série de atividades e funções.

Produto - Se não há o que vender, ou oferecer, não há o que divulgar, e logo não há motivos para existir a marketing. Então, esse grupo, antes de existir todos os outros, é totalmente necessário que exista primeiro. Além da preocupação da  existência desse ponto, é necessário rever todas as variáveis que o compõem:

Diferentes tipos de Design - Características - Serviços - Diferenciais com a concorrência - Marca
- Tamanho - Variedade de produtos - Especificações - Política de Garantia - Devoluções - Embalagem - e é claro Qualidade.

Preço - Saber qual preço irá cobrar pelo seu serviço ou produto é quase definir o seu público alvo. Quais pessoas podem comprar seu produto? Muitas vezes o preço fala mais alto até do que todos os outros pontos e suas variáveis. O preço é uma isca, quase tão poderosa quanto a Promoção em muitos casos, sendo ele (o preço) moldado de acordo com o produto em questão. Se você for por exemplo vender uma revista, o preço tem que ser igual a todas as bancas de revista, mas esse o preço for de uma locação de DvD por exemplo? Terá que ser o mais baixo possível, porem se for vender jóias, o preço agrega valor ao produto, quanto mais caro, mais valorizado é, e assim aumenta o desejo de consumo. O ponto Preço agrega  muitas variáveis importantes como:

O próprio Preço em questão comparado a outros - Financiamentos - Condições de Pagamento - Prazo médio - Número de Prestações - Concessões - Descontos - Crediário.

Promoção - Reúne diferentes métodos de promoção do produto, marca ou empresa, em outras palavras, a arte de alcançar e convencer as pessoas de que seu produto ou serviço é realmente bom, bom não, excelente. Esse é o veículo da marketing, é através dele que é feita a divulgação do produto. Sabendo dominar esse ponto, muitas vezes o ponto Preço é até despercebido por muitos, o poder de persuasão faz com que as coisas se tornem mais atraentes e interessantes e isso motiva as pessoas a quererem adquirir seus serviços ou produtos, é a melhor arma para se ter bons resultados. Alguns fortes exemplos de que realmente esse ponto funciona sem muitas vezes nem darmos conta, é só percebemos que as vezes conseguimos completar frases de comerciais, decorar uma canção de um determinado comercial, ou até saber o número de um local cantando o seu single de propaganda, ou simplesmente associarmos um determinado produto a uma marca, por exemplo, quando falamos em lâminas de barbear o que vem a sua cabeça? (Gillette?) Macarrão instantâneo (Miojo?) Achocolatado em pó (Nescau?) Palha de aço? (BomBril?) FotoCopiadora? (Xerox?) Água Sanitária (QuiBoa?) Nesses e em muitos casos acaba que o nome da marca é mais forte que o nome do próprio produto. Isso é resultado de uma boa promoção. Então se quer ter sucesso com o produto que divulga, anote as seguinte variáveis:

Propaganda - Publicidade - Relações Públicas - Trade Marketing - Boca-a-boca - e os mais diversos tipos de Promoções.

Praça (Ponto-de-venda) - Em tempos modernos já podemos dividir esse pensamento em duas partes, ponto de venda física e virtual, é exatamente um ponto de referência. Esse ponto é considerado o mais importante por alguns analistas que acreditam que mesmo que tenham, bons preços, bons produtos e boas ferramentas de promoções, se seu ponto 'Praça' não for bom,  todo seu investimento pode ir por água a baixo, isso por que quando falamos de ponto de venda, incluímos não só o espaço físico ou o virtual em questão, mas também o atendimento, a distribuição, o ambiente e a estrutura do local, isso é o que traz o diferencial, por que preços todos podem reduzir, produtos todos podem ter e em promoções todos podem investir, mas se tiver um diferencial no atendimento, na distribuição, uma boa estrutura, rapidez e ambiente agradável, não só fará clientes fiéis como os mesmos indicarão a sua empresa para outras pessoas, e esse será o seu Ponto principal.   Então muita atenção para as variáveis que compõem esse grupo:

Lojas - Canais de distribuição - Logística - Cobertura - Transporte - Estoque - Locais - Armazenamento - Distribuição.

Philip Kotler, a maior autoridade em Marketing da atualidade, define o composto de Marketing como o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.  O interessante é usarmos e abusarmos desse conjunto de ferramentas respeitando sempre, claro, as normas e regras tanto do consumidor, quanto do vendedor e as demais regras estabelecidas para o uso dessas ferramentas. Em resumo, podemos verificar que o comportamento do consumidor se resume as nossas ações, então na hora de investir na sua empresa sempre pense em agregar valor e respeito a sua empresa e em várias maneiras de como agradar seus clientes, afinal sem eles não existiria nem mesmo a ideia de existir Marketing.


Referências Bibliográficas


SERRANO, Daniel Portillo. Os 4 Ps do Marketing. Disponível em : Acessado em 11 de Janeiro 2013.

Um pouco de mim, bem pouco.

20:23
Eu fiquei um bom tempo sem escrever, talvez seja praga da concorrência (se eu tivesse, claro), mas resolvi voltar com meus queridos "BLÁBLÁBLÁ'S" que tanto me forra o estômago de tesão ao digitar cada palavrinha que pra muitos, pouco sentido faz. Vim falar um pouco de mim (Que chato, pensei que fosse algo mais interessante), mas você tem a opção de não ler, acredite, é o melhor que você faz, não me indico pra leitor nenhum, mas eu gosto que eles me indiquem! (RÁ) E como eu sei que tem doido pra tudo, continuo assim escrevendo minhas loucuras. Podem me chamar de cara pirado,maluco, doido, abestado, já ouvi nomes mil vezes piores para resumir minhas "atitudes", o meu jeito "sem jeito" de agir perante a vida. Escrevo por que eu sou um tagarela e a comunicação pra mim é um dom que deve ser usado e abusado, meu "BLÁBLÁBLÁ" me ajuda a eu descrever meu mundo e assim o mundo tratar de com o que eu escrevo tentar me descrever. Ainda não conseguiram me definir em poucas palavras, pensei em uma porção depalavras que poderiam dizer um pouco de mim, mas nenhuma definirão com clareza o quão complexo sou. Tenho nenhum dom especial, nenhuma riqueza guardada que qualquer homem não tenha em casa, não tenho nenhum desejo que alguém já não possa ter, não tenho na minha lista de pecado, nada que o homem já não cometera  antes, não sou tão inusitado quanto pensam que sou, não tenho uma vida tão diferente das outras vidas que conheço, todas elas pra mim parecem iguais, nascem, crescem, vivem e morrem. Bebo da mesma água que todos, e como da mesma comida que todos, não existe diferenças tão grandes, nem algo tão similar. A questão é que eu sempre faço sem querer esse ar de suspense nas coisas que escrevo sem muitas vezes ter de fato um suspense em questão, e acabo confundindo muita gente que não consegue entender o por que ela ainda está lendo esse pequeno texto, afinal, o que te fez chegar até aqui?

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