30 agosto 2013

Qual a diferença entre o Eclipse Juno, Halios dentre outras versões?

Eclipse é uma IDE desenvolvida pela IBM na linguagem de programação JAVA, e diferente do Netbeans, utiliza SWT e não Swing como biblioteca gráfica. O Eclipse é um software open source, ou seja, de código livre e esse é um dos motivos pela sua popularidade já que a ideia de Open Source é fortemente protegida pela maioria dos programadores. Utilizando plugins pode ser usado não só para desenvolver em Java, Ada , C , C + + , COBOL , Fortran , Haskell ,JavaScript , Perl , PHP , Python , R , o Ruby (incluindo o framework Ruby on Rails), Scala , Clojure , Groovy , Scheme , e Erlang .
Mas o que intriga muitos é saber qual a diferença entre as versões HELIOS e JUNO, que são as mais conhecidas ou as demais. Existe realmente alguma diferença entre elas? Quais outras versões existem?

Logo da IDE Eclipse HELIOS
Logo da IDE Eclipse JUNO


Muitos programadores reclamam da forma que a empresa Eclipse exibe suas versões, ao invés de números de séries, criam apelidos para tais, o que dificulta o entendimento de qual versão você está usando, se é a mais nova ou mais velha que uma outra determinada.

Mas qual a diferença entre as versões?
Muitos acreditam que não passam de pequenos apelidos dados para Eclipses de diferentes lugares, mas a verdade é que a empresa Eclipse gosta muito da lua e do sistema solar e já não bastava o nome ser um fenômeno natural astronômico (ECLIPSE), os apelidos de suas versões são nomes de luas do nosso sistema solar. Note por exemplo que os apelidos 
Callisto, Europa, Ganimedes e Galile, são nomes de luas do planeta Juptér. Considerando as 66 luas oficias de Juptér dentre os outras luas de outros planetas, haverá mais atualização do Eclipse do que do Windows sendo que a cada ano o Eclipse lança uma atualização diferente com um nome de uma lua

Entre as diferenças das versões estão Correção de Bugs, adaptação de novos termos e plugins, aprimoramento, melhorias no desempenho e comunicação.

A versão Helios por exemplo teve melhorias de desempenho de infra-estrutura (por exemplo, Bugzilla e CVS) que facilitou muito as coisas, e foram apreciadas, houve também melhorias da documentação de requisitos e do Sistema de rastreamento e os Processos de IP correu de forma superior as outras versões anteriores.

Abaixo na tabela de lançamentos você encontrará qual a versão mais nova e seu ano de lançamento além de seus respectivos apelidos.

Desde 2006, a Fundação tem coordenado um lançamento simultâneo anual. Cada versão inclui a Plataforma Eclipse, bem como uma série de outros projetos do Eclipse.


Até agora, a cada lançamento simultâneo ocorreu na quarta semana de junho em uma quarta-feira.

CodenameDataVersão da plataformaProjetos
N / D21 de junho de 20043.0 [14]
N / D28 de junho de 20053.1
Callisto30 de junho de 20063.2Projetos Callisto
Europa29 de junho de 20073.3Projetos Europa
Ganimedes25 de junho de 20083,4Projetos de Ganimedes
Galileo24 de junho de 20093.5Projectos Galileo
Helios23 de junho de 20103,6Helios projetos
Índigo22 de junho de 20113,7 [Nota 1]Projetos Indigo
Juno27 de junho de 20124.2 [15]Projetos de Juno
Kepler26 jun 20134,3Projetos de Kepler
Luna25 de junho de 2014 (previsto)4.4Projetos de Luna
Versão antiga
Versão mais antiga, ainda suportada
Última versão
Futuro lançamento
  1. ^ Há também uma versão 3.8 do Eclipse , mas ele não é promovido em qualquer lugar em seu site, direcionando os usuários interessados ​​para 4,2. Eclipse 3.8 fornece correções de bugs para Indigo e adiciona suporte a Java 7, mas não é a liberação de uma "distribuição embalado", e não vai ser mantida após 4.3 "Kepler" é lançado. Características e plugins equivalente a uma distribuição embalados podem ser adicionados a partir do IDE.
Qual a melhor versão? Claro, sempre é bom termos as versões mais recentes do Eclipse para desenvolvermos, afinal a IDE acompanha os lançamentos e se adapta as modificações e necessidades além de corrigir erros e lentidão.

Você pode baixar os pacotes e todos os programas e aplicativos Eclipse no site oficial da empresa:http://www.eclipse.org/downloads/



Escrito por Dermeval Neves
Fontes: Stackoeverflow  e site oficial do Eclipse.

Um comentário:

About Us

Recent

Random