Eu no segundo semestre de engenharia de Computação, peguei como matéria optativa a disciplina "Princípios de Administração" com a professora Cidineide Ribeiro, da qual particularmente adorei. Nessa matéria explica muitas coisas legais, desde gestão, comportamento, empresa, produto, até a marketing e elementos sociais. Contudo, vim aqui compartilhar com vocês um dos assuntos que achei bem interessante discutir: Os 4 Pontos da Marketing. Resumir em um pequeno texto as partes mais importantes e uma forma bem tranquila e objetiva possível. Não importa se você não é especifico da área, acho necessário todos terem essa noção, por que serve não só pra empresas, ou pessoas envolvidas no ramo, como também pra a nossa vida, e é utilizada frequentemente em nosso dia-a-dia.
Os 4 pontos da Marketing
Para tudo na vida é necessário
termos motivações e estratégias, o sucesso só existe se sabermos como
alcançar-lo, e se estivermos motivados para isso, tudo fica mais fácil. A
Marketing, seja ela empresarial ou pessoal é uma das estratégias mais
importantes que existe e por que não, a melhor de todas. A Marketing, além de
todos os benefícios, gera algo quase mais importante que a própria marketing, a
motivação. Com ela todas as outras coisas fluem mais rápido e com fervor. Quando falamos em Marketing, muitos pensam
somente em estratégia de venda, mas ela é muito mais que isso, ela é o segredo
de conseguirmos com sucesso alcançar nossos objetivos de forma gloriosa. E
quando falamos de Marketing, se voltada as empresas, não podemos deixar de
falar dos 4 pontos que influenciam a forma como os consumidores respondem ao
mercado. São eles: Produto, Preço,
Promoção e Praça (Chamado também de Ponto
ou simplesmente Ponto-de-venda) essas
4 variáveis juntas formam o tão famoso marketing mix, ou composto de marketing
como é chamado aqui no Brasil. Cada um dos 4P's , engloba uma série de
atividades e funções.
Produto - Se não há o que vender, ou oferecer, não há o que divulgar, e logo não há motivos para existir a marketing. Então, esse grupo, antes de existir todos os outros, é totalmente necessário que exista primeiro. Além da preocupação da existência desse ponto, é necessário rever todas as variáveis que o compõem:
Diferentes tipos de Design - Características - Serviços - Diferenciais com a concorrência - Marca
- Tamanho - Variedade de produtos - Especificações - Política de
Garantia - Devoluções - Embalagem - e é claro Qualidade.
Preço - Saber qual preço irá cobrar pelo seu serviço ou produto é
quase definir o seu público alvo. Quais pessoas podem comprar seu produto? Muitas
vezes o preço fala mais alto até do que todos os outros pontos e suas
variáveis. O preço é uma isca, quase tão poderosa quanto a Promoção em muitos
casos, sendo ele (o preço) moldado de acordo com o produto em questão. Se você
for por exemplo vender uma revista, o preço tem que ser igual a todas as bancas
de revista, mas esse o preço for de uma locação de DvD por exemplo? Terá que
ser o mais baixo possível, porem se for vender jóias, o preço agrega valor ao
produto, quanto mais caro, mais valorizado é, e assim aumenta o desejo de
consumo. O ponto Preço agrega muitas variáveis importantes como:
O próprio Preço em questão
comparado a outros - Financiamentos - Condições de Pagamento - Prazo médio -
Número de Prestações - Concessões - Descontos - Crediário.
Promoção - Reúne diferentes métodos de promoção do produto, marca ou empresa, em outras palavras, a arte de alcançar e convencer as pessoas de que seu produto ou serviço é realmente bom, bom não, excelente. Esse é o veículo da marketing, é através dele que é feita a divulgação do produto. Sabendo dominar esse ponto, muitas vezes o ponto Preço é até despercebido por muitos, o poder de persuasão faz com que as coisas se tornem mais atraentes e interessantes e isso motiva as pessoas a quererem adquirir seus serviços ou produtos, é a melhor arma para se ter bons resultados. Alguns fortes exemplos de que realmente esse ponto funciona sem muitas vezes nem darmos conta, é só percebemos que as vezes conseguimos completar frases de comerciais, decorar uma canção de um determinado comercial, ou até saber o número de um local cantando o seu single de propaganda, ou simplesmente associarmos um determinado produto a uma marca, por exemplo, quando falamos em lâminas de barbear o que vem a sua cabeça? (Gillette?) Macarrão instantâneo (Miojo?) Achocolatado em pó (Nescau?) Palha de aço? (BomBril?) FotoCopiadora? (Xerox?) Água Sanitária (QuiBoa?) Nesses e em muitos casos acaba que o nome da marca é mais forte que o nome do próprio produto. Isso é resultado de uma boa promoção. Então se quer ter sucesso com o produto que divulga, anote as seguinte variáveis:
Propaganda - Publicidade - Relações Públicas - Trade Marketing - Boca-a-boca - e os mais diversos tipos de Promoções.
Praça (Ponto-de-venda) - Em tempos modernos já podemos dividir esse
pensamento em duas partes, ponto de
venda física e virtual, é exatamente um ponto de referência. Esse ponto é
considerado o mais importante por alguns analistas que acreditam que mesmo que
tenham, bons preços, bons produtos e boas ferramentas de promoções, se seu
ponto 'Praça' não for bom, todo seu
investimento pode ir por água a baixo, isso por que quando falamos de ponto de
venda, incluímos não só o espaço físico ou o virtual em questão, mas também o
atendimento, a distribuição, o ambiente e a estrutura do local, isso é o que
traz o diferencial, por que preços todos podem reduzir, produtos todos podem
ter e em promoções todos podem investir, mas se tiver um diferencial no
atendimento, na distribuição, uma boa estrutura, rapidez e ambiente agradável,
não só fará clientes fiéis como os mesmos indicarão a sua empresa para outras
pessoas, e esse será o seu Ponto principal.
Então muita atenção para as variáveis que compõem esse grupo:
Lojas - Canais de distribuição - Logística - Cobertura - Transporte - Estoque - Locais - Armazenamento - Distribuição.
Philip Kotler, a maior
autoridade em Marketing da atualidade, define o composto de Marketing como “o
conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de
marketing no mercado alvo”.
O interessante é usarmos e abusarmos
desse conjunto de ferramentas respeitando sempre, claro, as normas e regras
tanto do consumidor, quanto do vendedor e as demais regras estabelecidas para o
uso dessas ferramentas. Em resumo, podemos verificar que o comportamento do
consumidor se resume as nossas ações, então na hora de investir na sua empresa
sempre pense em agregar valor e respeito a sua empresa e em várias maneiras de
como agradar seus clientes, afinal sem eles não existiria nem mesmo a ideia de
existir Marketing.
Referências Bibliográficas
SERRANO, Daniel Portillo. Os 4 Ps do Marketing. Disponível em :
Acessado em 11 de Janeiro 2013.
muito interessante me ajudou muito.
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